Educação Online

Blog: uma inovação para aprendizagem

A criação de blogs é um recurso tecnológico inovador e atrativo, sendo um artifício interessante para a aprendizagem. A proposta da atividade com blogs é criar textos com temas interessantes que agradem a todos que irão acessar o blog, compondo-se de outros recursos como links, vídeos, imagens, tudo para fixar a atenção do leitor . O uso de blogs é de fundamental importância para formação do professor, pois possibilita maior contato com as inovações tecnológicas e com seus alunos, utilizando da criação de aulas diferenciadas e atrativas. No decorrer deste texto serão analisados se os blogs criados por alunos do colégio Granbery atendem a alguns critérios de um blog educacional com qualidade. Esses blogs podem ser encontrados no blog do fessô http://blogdufesso.blogspot.com/, mas especificamente analisaremos o blog da sala 7M1(http://blog7m1.blogspot.com/).

Os aspectos pedagógicos, técnicos, o papel desempenhado pelo professor e pelo aluno, constituem pontos chaves na criação de um blog. Logo, se tais questões forem bem desenvolvidas, esse recurso tecnológico surtirá efeito propício à aprendizagem.

No que se refere aos aspectos técnicos, o blog e sua navegação são de fácil acessos, visto que o blog do fessô pode ser encontrado em um dos maiores sites de busca, o Google. Os textos são claros e objetivos, o design escolhido foi ótimo, já que branco é uma cor neutra e não cansa a vista. A forma como eles organizaram a postagem foi excelente, contendo dados como o dia, o mês e a hora. Porém, é preciso fazer alguns ajustes como o uso de imagens e vídeos, pois as imagens foram bem exploradas, mas poderiam ter utilizado também vídeos, visto que o uso deles em blogs dá outra forma, pois o uso das imagens e outros artifícios aproximam o tema da realidade e prendem a nossa atenção, tornando o tema mais interessante. É preciso também explorar mais o uso de link's interativos e não se basear somente em alguns para a construção do texto, postar links interativos que auxiliam, que interligam assuntos diferentes àquele mesmo tema. Outro recurso bastante significativo para o blog se tornar mais atrativo é a vivacidade do fundo ou lateral dele. Nesse sentido, sentimos falta de "vida" mesmo, cor, já que tudo que é diferente e bonito nos atrai ainda mais e enche nossos olhos.

Quanto aos aspectos pedagógicos, a linguagem utilizada está de fácil entendimento, caracterizando a faixa etária dos alunos e também com um vocabulário adequado a quem irá acessar o blog.

Os alunos foram criativos em relação aos temas escolhidos, sendo atuais, interessantes e polêmicos, despertando a atenção de quem lê, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico. Eles foram bem elaborados, existindo coerência entre o tema escolhido e a exploração deles ao decorrer do desenvolvimento. As previsões das atualizações do blog é feita a cada mês, o blog aborda os assuntos mais importantes que acontece no mês.

O professor João Peçanha, do Instituto Metodista Granbery que criou e trabalhou com essa proposta de ensino, teve a ideia de fazer com que sua turma "nativa digital" tivesse parte de sua avaliação textual desenvolvida via internet. A proposta do blog foi aceita com unanimidade pelos alunos. O professor atua como mediador a distância, orientando e dando suporte às atividades dos alunos. Segundo ele "uma sala de aula é uma avenida de duas mãos. Todos podem se criticar, desde que se crie um ambiente de confiança - que foi o que conseguimos conquistar. Assim, sempre que um grupo se destacava, publicando um post muitíssimo bem concebido, eu o mencionava em sala de aula, inclusive incentivando os demais a entrar, ler e comentar".

O professor afirma ainda que o erro é fundamental no processo de aprendizagem, "o erro é a melhor forma de aprender". Além disso, diz que o principal objetivo do blog é forçar os alunos a escreverem textos críticos e em grupo. Para ele, essa foi uma experiência incrível, e pretende usá-la novamente no próximo ano.

Logo, podemos concluir que a utilização de blogs como proposta de ensino, além de constituir em práticas pedagógicas modernas e eficazes são também práticas que possibilitam uma maior interação aluno-professor, não restringindo ao educando o papel de receptor passivo. Essa ferramenta permite ao aluno ser co-autor do conhecimento, possibilita também a exploração de sua criatividade, por fazer uso de imagens, vídeos, relacionar links ao tema abordado, enfim o uso desse recurso para o ensino favorece a autonomia do aluno em relação ao saber e ao seu pensamento crítico. Quem possibilita tudo isso é o professor, visto que tal ocorrência se dá somente se ele se libertar de uma abordagem tradicional e pensar que as novas tecnologias, assim como a criação dos blogs possibilita a aprendizagem, se transformando em um importante recurso pedagógico.

É dever do professor se atualizar, estar "ligado" em todos os avanços, inclusive tecnológicos, isso sem dúvida só trará benefícios a seus alunos e a si próprio. Portanto, o professor tem um papel fundamental para que essas tecnologias avancem e façam parte da vida dos alunos.








Vídeos:
Vantagens de Educação Online de EAD
Tecnologia na Educação a distância
Tecnologia na educação

Fotos usadas na montagem:
Computadores para educar
Computador e professor
Inovação
Computador

Referências do texto:

http://blogdufesso.blogspot.com/
http://blog7m1.blogspot.com/